A Marca

No meio do surf, há quem diga que a vida de um surfista daria um livro. E foi exatamente isso que aconteceu. Mais do que histórias de surf trips, Raphael Levy, o Fico, em depoimento ao jornalista e tradutor André Viana, conta a sua trajetória de lutas e vitórias.

“Fico – A história de Raphael Levy” mostra a vida de um vencedor que mesmo tendo que enfrentar as adversidades que atravessaram a sua vida, nunca desistiu da sua grande paixão, o surf.

O livro revela o caminho de um guerreiro em sua permanente luta contra a esclerose múltipla, sem jamais abandonar a sua dedicação ao surfe, seu amor por sua família, amigos e sua empresa.

A trajetória do paulistano no surf começou na sua adolescência, nas ondas do Guarujá, Litoral Sul de São Paulo, onde seus pais tinham um apartamento. Desde então, sua ligação, não só com o mar, mas com o espírito do surf, traçou a linha que seguiria para sempre. No início, como era comum naquela época, sofreu a desaprovação dos pais, que não imaginavam que hoje o filho surfista seria um grande empresário, e que teria a sua história cravada no meio do surf.

A estrada – Buscando um modo de se manter, mas sem deixar de surfar, há 20 anos, Raphael Levy começou vendendo produtos de outras empresas no Guarujá. Um tempo depois, observando o jeito que o filho tinha para os negócios, o pai, que era sócio de uma fábrica de bolsas, deu a idéia para que ele produzisse carteiras emborrachadas.

Ele desenvolveu um modelo e vendeu para uma surfwear da época, que passou a produção para uma fábrica; O produto foi um sucesso, e apesar de ter apenas um cliente, chegava a produzir 1,5 mil unidades ao mês; Porém, com o tempo, o seu produto não era mais novidade e a concorrência apareceu, fazendo com que o seu cliente deixasse de comprar.

Incentivado pelos amigos, Raphael Levy desenvolveu a sua própria marca, a Fico Surfwear, batizada com o seu apelido. Empolgado com o negócio, ele lotou o seu carro com várias peças e partiu para uma viagem de trabalho e lazer até Fortaleza, no Ceará; Por onde passava oferecia os artigos e surfava, com isso, pouco a pouco, o seu trabalho ia sendo reconhecido.

Em 1983, Raphael Levy abriu oficialmente a sua empresa em sociedade com o seu irmão Cláudio Leon Levy; Atualmente, a Fico Surfwear produz mais de 350 itêns, entre camisetas, bermudas, jeans, trunks, mochilas, carteiras, cintos, bonés, vestindo com estilo dentro e fora d` água.

A marca é 100% nacional e atende á 23 estados brasileiros, através dos seus representantes. Hoje, a Fico também exporta os seus produtos para o Japão, Europa e América do Sul, onde mantém contatos e uma infra-estrutura adequada para representar sua marca e seus produtos.

Sempre apoiando eventos esportivos e culturais, a Fico desde 1996, trabalha em cima da campanha “Violência Não”; Através de palestras, blitz e distribuição de materiais promocionais, a campanha estimula a reflexão sobre os problemas atuais e incentiva o movimento a favor da paz.

A marca investe principalmente no surf, patrocinando surfistas como Augusto César Saldanha.

Missão: Levar o bem-estar e o conforto ao consumidor através da criação e fabricação de produtos inovadores e de alta qualidade. Mantendo uma relação de confiança, parceria e incentivo junto aos nossos clientes, fornecedores e funcionários.

Visão: A Fico Surfwear através da sua tradição, criatividade e qualidade dos seus produtos, é uma marca de expressão internacional. Traduzindo através de patrocínios, incentivos, apoios e ações de responsabilidade social os desejos de construção de um mundo melhor.

No que acreditamos (valores): No respeito ao ser humano: disseminando o ato da não violência. No espírito de aventura: o gosto pela adrenalina e o estilo de vida saudável. Na criatividade: criar tendências no mercado, inovando, ousando com determinação e paixão. Investir continuamente em pesquisa e desenvolvimento.